Brasil

Covid-19: vacinação de crianças no Rio de Janeiro está lenta

No estado do Rio de Janeiro, apenas 40% das crianças de 5 a 11 anos receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 até o momento. De um total estimado em 1,5 milhão de crianças, 614,5 mil foram levadas aos postos para iniciar a imunização. A segunda dose só foi aplicada em 214,7 mil crianças nessa faixa etária, o que equivale a 14% do total.

Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, a adesão no estado chega a 87% (1,15 milhão) com a primeira dose e 66% (864,4 mil) com a segunda. Os dados estão disponíveis nos painéis da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Em nota, a SES informou que “segue recomendando aos municípios que façam a busca ativa das crianças aptas a receber a vacina e que ainda não receberam o imunizante”.

Na capital, faltam 24% do grupo de 5 a 11 anos tomarem a primeira dose, num total de 135,5 mil crianças que ainda não iniciaram a imunização contra a covid-19. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 207,5 mil crianças nessa faixa já receberam as duas doses do esquema básico, o que equivale a 37% da população estimada para a faixa etária.

A cobertura na cidade da população total acima de 5 anos está em 98,2% com a primeira dose e 92,1% com a segunda ou dose única. A dose de reforço foi aplicada em 61,8% da população adulta. De acordo com a SMS, a exigência do passaporte vacinal para frequentar locais fechados ou eventos só deixará de valer quando essa proporção chegar a 70%.

No estado do Rio de Janeiro, a cobertura com o esquema completo com duas doses ou dose única para o público que integra a campanha está em 75%, sem contar a dose de reforço.

Vacinação nas escolas

Para ampliar a adesão infantil à vacina, a prefeitura fez uma campanha de busca ativa nas escolas, com vacinação nas unidades de ensino municipais durante as aulas, mediante autorização dos pais. A estratégia começou no dia 14 de fevereiro e pretendia alcançar 200 mil crianças em 45 dias.

Passados mais de 60 dias, a SMS não soube informar quantas crianças de 5 a 11 anos foram vacinadas nas escolas do município. Pelos dados dos painéis da prefeitura, no dia do início da campanha faltavam 248 mil tomarem a primeira dose, ou seja, desde então, receberam a primeira dose cerca de 112,5 mil crianças nas escolas e demais postos de vacinação.

Agora, a secretaria busca novas estratégias para imunizar essa faixa etária contra a covid-19.

“A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro está intensificando as ações desenvolvidas pelas Coordenações das Áreas Programáticas, responsáveis pela gestão das unidades de Atenção Primária em toda a cidade. Além de buscar constantemente novas estratégias de incentivo à vacinação infantil”, informou o órgão em nota.

O grupo de 5 a 11 anos foi incluído no Plano Nacional de Imunizações (PNI) no dia 5 de janeiro deste ano, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso da vacina Pfizer pediátrica em 16 de dezembro.

As primeiras doses chegaram ao Brasil em 13 de janeiro e, no Rio de Janeiro, a aplicação começou no dia 17 de janeiro. O uso infantil da CoronaVac, fabricada no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo, foi aprovado pela Anvisa para a faixa entre 6 e 17 anos no dia 20 de janeiro.

Instituições científicas como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan  já atestaram a eficácia e importância da vacinação infantil para conter a pandemia de covid-19, bem como a segurança dos imunizantes para as crianças.


Veja na fonte oficial – IMG Autor

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo