Executivo

Secretaria de Saúde realiza campanha para diagnóstico precoce de tuberculose

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco realiza até 29 de setembro campanha para intensificar a busca ativa de sintomáticos respiratórios: pessoas que apresentam tosse por duas semanas ou mais e que necessitam de investigação para tuberculose. Essas pessoas também podem apresentar outros sinais e sintomas, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. A busca ativa será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal.

Esta é a segunda fase da campanha, realizada anualmente em todo o Estado de São Paulo, e visa diagnosticar precocemente a doença.

A tuberculose é uma doença infecciosa crônica causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis, que se propaga pelo ar. Ela geralmente afeta os pulmões, mas qualquer órgão pode estar envolvido.

Os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:  tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção; cansaço excessivo; febre baixa, geralmente à tarde; suor excessivo à noite; falta de apetite; palidez; emagrecimento acentuado; rouquidão; fraqueza, e prostração.

A tuberculose tem cura, desde que o paciente siga as orientações do médico.

Quando ele abandona o tratamento por conta própria, abre-se a possibilidade do surgimento de bactérias resistentes aos medicamentos, o que pode levar o indivíduo a óbito.

Serviço

Campanha para diagnóstico precoce de tuberculose. Até 29/9

Local: Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal de Osasco

 

Conteúdo oficial

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

Matheus V.

Verifico e produzo notícias de Osasco, Barueri e região, monitoro o portal da transparência da cidade e faço checagem de licitações e compras públicas.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax