Destaques

O céu que trouxe os portugueses e que guia o saber indígena secular

22 de abril de 1500. Data oficial da chegada dos portugueses a essas terras que pisamos, mais tarde chamadas de Brasil.O que seria uma aventura em alto-mar guiada pelas estrelas, em busca de novos mercados, deu início a uma história de colonização que resultou no massacre dos povos ancestrais que por aqui viviam. Povos que também “liam” o céu para organização de tarefas, subsistência e identidade cultural.Para os marinheiros da época, a observação noturna era fundamental para nortear as viagens nos mares e o Cruzeiro do Sul já era uma referência importante para as navegações para o Sul, além de astrolábios e instrumentos rudimentares para localização.Para os indígenas que aqui viviam, olhar para o céu ajudava no planejamento de plantações e colheitas, na medição do tempo e das estações. E mais, além da relação prática, eles tinham um vínculo cosmológico e antropológico com a observação da natureza.E é sobre este assunto que hoje eu converso com o astrofísico, professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro e colaborador do Museu de Astronomia e Ciências Afins, Vladimir Suárez.Vladimir diz que o 22 de abril nos convida a uma reflexão crítica sobre a história e resgata a importância da observação do céu nas grandes navegações.Confira.

Concorra a prêmios surpresas ao fazer parte de nossa newsletter GRATUITA!

Quando você se inscreve na nossa newsletter participa de todos os futuros sorteios (dos mais variados parceiros comerciais) do PlanetaOsasco. Seus dados não serão vendidos para terceiros.

PlanetaOsasco.com

planeta

O PlanetaOsasco existe desde 2008 e é o primeiro portal noticioso da história da cidade. É independente e aceita contribuições dos moradores de Osasco.

Artigos relacionados

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Botão Voltar ao topo
0
Queremos saber sua opinião sobre a matériax